quarta-feira, 30 de março de 2016

Marco Wohlke e Narcóticos MC’S: traficando ideias.

Traficando ideias! Só por este título os caras já merecem respeito, mas depois de ler a entrevista você vai entender bem por que a gente já falou que a cena rap de São Chico é muito foda! Os caras fazem parecer fácil produzir músicas e clipes e conseguem manter o rap São Chicano em constante ebulição. Evoluindo as idéias e soltando o verbo é com eles que a gente vai conversar hoje. Por Paulo Reis.

[Grito Coletivo] Como e quando entrou para o rap?
[Marco e Narcóticos] Entrei no rap em 2009, onde na cidade não havia muitos rappers e nenhum estúdio ou produtor musical do gênero.  Então comecei a escrever, produzir, gravar e mixar minhas próprias músicas. Poderia ter escolhido outro estilo musical, mas pela força de expressão e pelo quanto à poesia me agradava eu escolhi o rap. O rap sempre foi a minha cara.

[Grito Coletivo] Vi que você está lançando um cd solo, fale um pouco deste disco?
[Marco e Narcóticos] O disco vem numa pegada bem quente e nenhuma das faixas são sequer parecidas. Tentei colocar nas músicas todo o sentimento e visão que procurava para começar a escrever com clareza, para que o ouvinte entenda a mensagem exatamente como quero passar. O tema escolhido foi "Visões", no qual a última faixa retrata nitidamente isso. Todas as músicas são relacionadas ao que eu vejo ou ao que eu vi em algum momento. Seja um momento sóbrio, um lapso de surto, um delírio, nada além do que eu já tenha visto em algum momento da minha vida.

[Grito Coletivo] Onde e quem produziu?
[Marco e Narcóticos] Os instrumentais do disco foi todo produzido por mim, exceto a faixa 02 que é produção do "Magrelo" (beatmaker de São chico) e foi gravada no estúdio 2k. O restante das faixas foram gravadas, mixadas e masterizadas pelo meu irmão ApbeatzZ  (também beatmaker de são chico)

[Grito Coletivo] É seu primeiro material prensado?
[Marco e Narcóticos] Esse não é meu primeiro disco, mas é o meu primeiro trabalho prensado.

[Grito Coletivo] Quais os planos após depois que receber os discos?
[Marco e Narcóticos] Transmitir o que o disco irá trazer porque não é apenas um disco, mas sim o suor, amor, respeito, dignidade, verdade, vida, paz e justiça pelo qual tanto lutamos.

[Grito Coletivo] Além deste trabalho solo você também faz parte do Narcóticos MC’s. Quem são os integrantes?
[Marco e Narcóticos] Sim, além deste trabalho solo tenho a Narcóticos Mc's. Somos dois mc's, eu e o Alcides (Piassava) que também tem planos futuros de fazer um disco solo.

[Grito Coletivo] Quando o grupo teve inicio?
[Marco e Narcóticos] O grupo teve inicio em meados de 2010.

[Grito Coletivo] Quantos discos/EP’s a Narcóticos já lançou?
[Marco e Narcóticos] A Narcóticos tem um cd pronto, que ainda não foi pra prensa, chamado "Traficando Ideias" com 12 faixas. Já estamos trabalhando em um segundo disco chamado "Sujeira" onde lançamos dois sons: "Narcotiando" e "Liga nas Ideias".

[Grito Coletivo] Na última década houve uma grande transformação da cena musical depois da abertura do 2K Estúdio, ela também afetou a cena Rap, como?
[Marco e Narcóticos] Sim. Lembro que fui um dos primeiros rappers a gravar na 2k Studio e foi de uma forte influência na cena porque nos proporcionou mais facilidade e mais qualidade na hora de gravar e mixar nossos sons. Meu primeiro disco "Essa é a Hora", foi gravado lá e ficou um trabalho surpreendente.

[Grito Coletivo] Na sua visão, o que mais dificulta a cena musical São Chicana de progredir mais?
[Marco e Narcóticos] Onde a terra não é boa dizem que a planta não cresce. Precisamos arar e adubar a nossa terra. Temos ótimos músicos, um ótimo estúdio, ótimas ideias, mas também somos humanos e temos muitos sentimentos no qual se não revermos e mudarmos, ficaremos assim pra sempre. 80% de todos os artistas sejam eles escritores, músicos, grafiteiros, instrumentistas ou produtores são independentes mesmo com tanto talento. outro fato que infelismente vem acontecendo na nossa ilha é a falta de união entre os nossos e entre o nosso próximo, muitas vezes a falta de respeito com quem trabalha duro, com quem está na cena e da o sangue pelo que faz. Parece que por aqui quem faz muito recebe pouco, isso tem que mudar, abram seus olhos e vejam que se não for nós por nós ninguem vai fazer no nosso lugar, não adianta só falar, temos que agir, corrigir o que estamos fazendo de errado, e entender os pensamentos, ninguém é igual, e nem deve ser assim, ta sobrando lugar, mais ta faltando espaço, enfim. Se não formos fortes e pensar sempre grande a nossa cena continuará a mesma. Somos francisquenses, a cena de São Chico só depende de nóis!

[Grito Coletivo] Qual a maior dificuldade que vocês encontram pra realizar o trabalho de vocês hoje?
[Marco e Narcóticos] Sinceramente? A polícia, a burocracia, o dinheiro, a inveja, o rancor, a tiazinha que odeia som alto, a cabeça fechada da sociedade em geral, que ainda pensa que  roupas, tatuagens, até pelo nosso cabelo pode optar no nosso caracter,  os engravatados que só sabem apontar o dedo sem sequer escutar o que temos a dizer, Se fosse só por nós a cena já estava muito mais movimentada, mas tudo tem um porque, um pra que, um empecilho pra nos fazer desanimar, pra tirar a paciência, mas ninguém falou que seria fácil. A nossa voz vai chegar e a nossa revolução não ira passar na tv.

[Grito Coletivo] Como tem sido a aceitação do som de vocês dentro e fora de São Chico?
[Marco e Narcóticos] Tem sido muito boa. Muito mais divulgada pelas ruas nas quebradas que pela internet, posso realmente afirmar que não somos rappers de intenert, somos poetas das ruas e é lá que precisamos tocar, sempre tem um mano que precisa de um palavra a mais, e  quem escuta mesmo o nosso som e depois vem falar conosco geralmente fala muito bem, mas também tem a opinião de quem não para pra nos escutar e distorce a mensagem que passamos em nossas letras! Essas pessoas não estão gostando do fato de pouco a pouco estarmos progredindo hahah.

[Grito Coletivo] Alguma previsão para o lançamento do disco?
[Marco e Narcóticos] Final de março estará nas ruas de São Chico.

[Grito Coletivo] Quais os objetivos para 2016?
[Marco e Narcóticos] Passar a mensagem que venho pregando há anos porque o foco é progresso pros meus no rap nacional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário