sexta-feira, 11 de março de 2016

DJ Ronas Ribeiro e o Eletrônico.

Conheci o Ronas ainda bem pequeno, filho de um cara que tinha um dos melhores ouvidos e técnico de som nos áureos tempos do Surf Bar. Eu conheço muito pouco de música eletrônica, eu confesso, mas assistindo seus vídeos e acompanhando sua mídia, eu sei que está representando muito bem a cena eletrônica São Chicana. Hoje desvendamos mais uma parte, pra mim um grande aprendizado, da nossa música, com o DJ Ronas Ribeiro. Por Paulo Reis. 

[Grito Coletivo] Quando e como começou a carreira de DJ?
[Ronas Ribeiro] R: Comecei em 2005 em pequenas festas de aniversário, era apenas uma brincadeira, mas quando vi já tinha se tornado um sonho... Aos poucos comecei a ganhar espaço e correr atrás do meu objetivo. Em 2008 mais ou menos fui chamado para minha primeira “balada” de verdade, e daí pra frente percorri 1 ano todo de aprendizado para atingir meu objetivo.

[Grito Coletivo] Quantas músicas você já lançou?
[Ronas Ribeiro] R: 2016 é o ano que pretendo lançar minhas próprias produções, por enquanto tenho trabalhado com meus DJs sets (podcast). Na musica eletrônica o dj trabalha com uma junção de varias musicas gravadas juntas (mixadas) e postadas para seu público baixar, acompanhar e ouvir. Ainda não possuo produções próprias, mas como disse, pretendo lançar esse ano!

[Grito Coletivo] Como é a cena eletrônica de São Chico?
[Ronas Ribeiro] R: São Chico é uma cidade bem complicada para cena eletrônica, pois temos apenas 1 clube, o Banana Joe, clube onde por acaso dou DJ residente a 6 anos. O Clube é dividido em dois estilos, o comercial e o underground, e temos mudado bastante o conceito sobre musica eletrônica na nossa cidade, e isso tem crescido cada vez mais. Sobreviver da musica eletrônica aqui é muito difícil, hoje graças a Deus vivo da musica, mas foram anos e anos sofridos, pois não tinha o mesmo suporte que tenho hoje, e sempre houve muito preconceito com a musica eletrônica aqui, mas felizmente isso mudou e hoje nossa cidade está com a cabeça muito mais aberta.

[Grito Coletivo] O público do eletrônico recebe fácil ou não os trabalhos autorais?
[Ronas Ribeiro] R: Na musica eletrônica é bem dividido, temos o pública que gosta do novo, mas boa parte prefere as mais conhecidas, os remix de clássicos, e das musicas que mais marcaram! Em nossa cidade, nosso público está aceitando bem as novidades, mas na pista as mais conhecidas sempre funcionam melhor!

[Grito Coletivo] A cena eletrônica tem dificuldades para se desenvolver, assim como a cena das bandas?
[Ronas Ribeiro] R: Com certeza, o preconceito com DJs em determinados núcleos é grande. Já ouvi muitas vezes o tipo de comentário: Nossa você vai cobrar tanto só pra colocar umas musicas? . Então acaba se tornando mais difícil ainda, por ser um trabalho onde você é a banda inteira, e algumas pessoas acabam achando que por ser só você, é mais fácil, mas não é não, rsrs!

[Grito Coletivo] Quais as dificuldades e facilidades encontradas na cena eletrônica de São Chico?
[Ronas Ribeiro] R: O mais complicado em São Chico é ter eventos aonde trabalhar, pois como só temos 1 club, acaba que temos poucos eventos. Nas cidades grandes é muito mais fácil, pois as os eventos começam na quarta e terminam no domingo. Já aqui é basicamente apenas verão.
Porém nosso ponto fácil, é que por ser cidade pequena, boa parte dos eventos realizados sempre são bem sucedidos, tenho orgulho de fazer parte da equipe do Banana Joe a tanto tempo.

[Grito Coletivo] Em comparação com os shows que você já fez fora da São Chico, onde é mais valorizado, dentro ou fora da cidade?
[Ronas Ribeiro] R: Com certeza fora de São Chico. Infelizmente e felizmente, tenho um reconhecimento muito satisfatório em outras cidades, conquistei um espaço muito bom durante esses anos de caminhada em várias cidades de SC e PR. 
Nossa cidade demorou um pouco a aceitar a musica eletrônica, e isso ajudou que a demora pela valorização do DJ acontecesse aqui. Mas do ano passada pra Ca isso mudou satisfatoriamente, e estou realmente feliz com os acontecimentos recentes.

[Grito Coletivo] Em relação a outras regiões, como você diria que está o nível da cena eletrônica de São Chico?
[Ronas Ribeiro] R: Crescendo, e crescendo bastante. Antigamente quando eu fugia de São Chico para tocar em eventos eletrônicos em Joinville, nossa cidade não gostava de eletrônico. Hoje em dia vemos grupos e mais grupos de pessoas buscando festas eletrônicas em outras cidades, e cada vez apoiando a musica eletrônica na cidade. Isso me deixa muito feliz.

[Grito Coletivo] Já fez parcerias ou dividiu o palco com bandas e outros tipos de estilos musicais? (caso sim conte um pouco e cite nomes)
[Ronas Ribeiro] R: Já tive muitas experiências com DJs de outros estilos, como funk, hip hop, etc. E fiz abertura para shows nacionais de grande porte, como Chimarruts, Paralamas do Sucesso e Papas da língua.

[Grito Coletivo] Tenho visto que você anda sendo chamado pra tocar com DJ’s renomados, como tem sido isso?
[Ronas Ribeiro] R: 2015 e 2016 para mim foi um ano surreal. Dividi palco com DJs que eu era fã, e hoje em dia tenho a oportunidade de ser amigo desses caras, encontrar com eles fora dos palcos, trocar idéias, e isso me faz pensar como meu trabalho está hoje em dia, pois olho pra trás e lembro quando eu apenas via esses caras pelo youtube, hoje sou amigo deles, é realmente incrível.

[Grito Coletivo] Você me disse que ira lançar um disco ainda este ano, onde e quem produzirá?
[Ronas Ribeiro] R: Estou com os trabalhos em andamento, mas ainda não posso soltar detalhes. Será uma surpresa, rsrs

[Grito Coletivo] Quais os objetivos para 2016?
[Ronas Ribeiro] R: Continuar com meu objetivo e focar no meu trabalho, pois os frutos dos últimos meses foram realmente animadores. Esse ano terei faixas próprias lançadas, e terei prazer em anunciar aqui para vocês conferirem.


Snap: djronasribeiro
Contato/Whats: (47) 9933-0733

Nenhum comentário:

Postar um comentário