sexta-feira, 18 de março de 2016

Edson Bernstorff: compondo

Figura carismática e querida por todos os músicos da cidade, Edson Bernstorff é um letrista e compositor de mão cheia. Não bastasse é um dos grandes produtores e articuladores da atual cena São Chicana, viabilizando grande parte dos shows que aconteceram na cidade no último ano. Um dos artistas, que não só eu, mas muito dos que conheço, aguarda-se ansiosamente pelo lançamento de seu trabalho, enquanto sua música vai ganhando cada vez mais ouvintes e interpretes. Por Paulo reis.

[Grito Coletivo] Quando você decidiu ser músico?
[Edson Bernstorff] Acho que já nasci músico, sou autodidata, sempre explorei a música com várias sonoridades, nunca me prendendo a uma modinha.

[Grito Coletivo] Que estilo de som você vem fazendo hoje?
[Edson Bernstorff] Não tenho um estilo definido, gosto de tocar MPB, talvez este seja mais o meu estilo.

[Grito Coletivo] Quais suas principais influências?
[Edson Bernstorff] Tenho várias desde HERMETO PASCOAL, SIVUCA, DOMINGUINHOS, NELSON CAVAQUINHO até ELIS REGINA BELCHIOR ETC..,  enfim de artistas que realmente faziam o que gostavam.

[Grito Coletivo] Você meio que iniciou sua carreira compondo e indo direto para os festivais? Como foi isso?
[Edson Bernstorff] Sim, acho que o meu forte está nas composições, e muitas vezes até não me sinto a vontade cantando o que eu fiz, por isso gosto de ceder minhas músicas pra outros artistas, até pra ouvir de um jeito diferente aquilo que fiz.

[Grito Coletivo] Ano passado você estava bem ativo na cena São Chicana, como andam estes projetos?
[Edson Bernstorff] Este ano, estou mais voltado a produção de um EP, só preciso conversar com alguns amigos que também queiram fazer parte desse projeto.

[Grito Coletivo] Ainda no ano passado você lançou um vídeo de uma composição sua, o feedback foi positivo?
[Edson Bernstorff] Sim, e ainda está sendo, tem pessoas de Portugal e Espanha ouvindo por lá e dando retorno.

[Grito Coletivo] Nos últimos anos você esteve envolvido na produção/organização das principais produções da cena São Chicana (Festival NVTC e Palco DUNAS). Este ano você continuará engajado e qual a importância deste envolvimento do músico com a gestão?
[Edson Bernstorff] Faço parte do NVTC sim mas não tão diretamente como a Daniela Nunes, O DUNAS foi uma experiência boa mas não teve o retorno como esperávamos, e uma das ideias no DUNAS era ter um palco livre onde os instrumentos ficariam montados no palco e quem tivesse afim de tocar um som era só chegar, mas isso não ocorreu como esperávamos, deixemos par uma próxima vez.

[Grito Coletivo] Como você vê o resultado destas duas produções, qual o saldo até agora?
[Edson Bernstorff] A do NVTC o resultado está se superando cada vez mais, quanto ao DUNAS, talvez tenhamos que reformular novamente a ideia em um outro local.

[Grito Coletivo] Analisando desde o inicio da sua carreira, as coisas ficaram mais fáceis desde lá?
[Edson Bernstorff] Sim, ficaram mais fáceis no sentido de eu me soltar um pouco mais na música, e de mostrar um pouco daquilo que gosto de fazer, antes não mostrava muito, porque  o que eu escrevia era uma coisa muito pessoal, e isso me prendia muito.

[Grito Coletivo] Na sua visão, qual o maior problema na cena musical daqui?
[Edson Bernstorff] Aqui é ótima a cena  musical, temos muita gente boa de música, nem dá pra citar todos, e cada um com estilos e gostos musicais diferentes, e isso é muito bom.

[Grito Coletivo] Qual a maior eficiência e a maior deficiência da música São Chicana?
[Edson Bernstorff] A maior eficiência está nos estilos são várias vertentes, vários gostos e isso é de uma riqueza que não tem tamanho. A deficiência é de não ter apoio de órgãos públicos, e quando tem fica restrito a meia dúzia de pessoas, outra deficiência que ví e isso ocorreu no Dunas também foi pouco apoio de músico pra músico, ou seja de “amigos” que tocam em determinada banda não ir no evento da outra banda e nem sequer dar um apoio com divulgação no Face comentando ou compartilhando o evento.

[Grito Coletivo] Você andou compondo ou cedendo alguma composição para uma artista da região, é isso mesmo? Quem e como foi?
[Edson Bernstorff] Sim, pra uma cantora de Joinville Veridiana Borsuk, ela está gravando um Ep pelo selo Rastros Music, uma afiliada da Sony Music. Foi uma experiência ótima e através disso tiveram outras cantoras que vieram falar comigo pedindo pra compor ou se eu já tinha alguma música pra eles, foi muito bom ainda está dando retorno.

[Grito Coletivo] Você está em estúdio atualmente?
[Edson Bernstorff] Não, acho que vou entrar no estúdio só depois do NVTC, a princípio a idéia é reunir os amigos e ensaiar o que vamos tocar lá.

[Grito Coletivo] Quais os objetivos para 2016?
[Edson Bernstorff] O 1º é gravar um EP, o 2º é continuar compondo porque esse é o meu forte.


Contato
47 9943-1601

Nenhum comentário:

Postar um comentário