quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Kelwin Grochowiz: A arte de ouvir!

Em 2012 nascia em São chico, para a felicidade geral dos músicos, o 2K Estúdio. Comandado pelo produtor Kelwin Grochowicz, o estúdio vem de forma única dando novos rumos para o autoral independente São Chicano. Kelwin, não só é exemplo como profissional, mas também exemplo de como se deve ver e se trabalhar com uma cena independente. Eu, se ele me permitir ir mais fundo, digo que foi ainda mais longe, largando o trabalho “formal” para viver apenas do seu dom, que acredito seja o sonho de muitos, incluindo eu. O cara certo na hora exata! É com ele que vamos falar sobre o estúdio, a nova estrutura e o que está acontecendo por lá. Por Paulo Reis/ imagens: Paulo Reis.

[Grito Coletivo] Fale um pouco da sua história na cena musical, começou como músico?
[Kelwin Grochowicz] Comecei tocando as músicas da Legião Urbana no violão, com cerca de 10 anos de idade, aos 12 me interessei pela guitarra, depois disso nunca dei uma pausa em relação à música.

[Grito Coletivo] E sua história como produtor, como começou?
[Kelwin Grochowicz] Meu interesse por produção começou aos 15 anos, quando resolvi tentar gravar algumas músicas instrumentais. De lá pra cá foram anos buscando conhecimento em vários segmentos até conseguir montar o estúdio.

Kelwin com a banda Eleanor Fireline.
[Grito Coletivo] Fale um pouco sobre seu trabalho a frente do 2K Estúdio?
[Kelwin Grochowicz] A filosofia de trabalho com o estúdio é simples, sobreviver da música e apoiar artistas principalmente da minha cidade, São Chico. O foco do estúdio é na música independente e alternativa, mas não existe nenhum tipo de preconceito ou preferência por estilo musical, credo, filosofia. Já foi gravado desde trabalhos evangélicos até Black Metal extremo.

[Grito Coletivo] O estúdio mudou de estrutura recentemente, o que mudou?
[Kelwin Grochowicz] O 2k iniciou 2016 em novo endereço, e agora conta com uma sala exclusiva para ensaio, uma técnica e uma sala de gravação, tudo no estilo “Home Estúdio” com ambiente descontraído. Foram adquiridos novos equipamentos também, como uma bateria exclusiva para gravações, adquirida em parceria com a Rockilha Instrumentos Musicais.

[Grito Coletivo] Quantos artistas já passaram pelo 2K até hoje?
[Kelwin Grochowicz] Artistas que gravaram álbuns ou Eps por canal já foram cerca de 15 artistas. Singles, ensaios gravados, vídeos e etc, não tenho um número exato, mas nesses 3 anos foram muitos. Considerando o tamanho da cidade, posso dizer que conseguimos atingir boa parte dos artistas.

[Grito Coletivo] Qual a maior dificuldade de se ter um estúdio em São Chico?
[Kelwin Grochowicz] A maior dificuldade é cultural, a forma de pensar das pessoas em uma cidade como São Chico geralmente se baseia em algo estacionário, demora pra evoluir em alguns aspectos, e isso atinge diretamente os artistas, um exemplo é que a cidade não tem lei de incentivo à cultura, algo básico pra qualquer artista conseguir apoio pros seus projetos.

[Grito Coletivo] Ser produtor é?
[Kelwin Grochowicz] Tecnicamente é conseguir evoluir a cada trabalho, nunca estacionar e sempre aprender algo de bom, e nunca cometer os mesmos erros. Emocionalmente é uma luta constante!

[Grito Coletivo] Como vê a cena autoral hoje, analisando todo este tempo atuando na cena local?
[Kelwin Grochowicz] Vejo a cena autoral nUm momento ótimo em relação à quantidade de bandas que está deixando o cover de lado e fazendo apenas música autoral, nunca vi tantas bandas em São Chico fazendo este tipo de trabalho.  Porém, acho que ainda tem muito o que evoluir na questão da organização da cadeia produtiva, ainda existe muita falta de informação e maturidade em relação à maioria das bandas

[Grito Coletivo] Em sua opinião qual a maior deficiência e a maior eficiência da cena São Chicana?
[Kelwin Grochowicz] Maior deficiência: Falta de maturidade e “preguiça” de buscar informação e evolução coletiva, está cada um por si, e o ego e o orgulho estão falando muito mais alto. Maior eficiência: Grandes artistas, compositores, ótimas músicas.

[Grito Coletivo] Em retrospecto já vimos muitas vezes o 2K realizando trabalhos em parceria com outros produtores da cidade (Película Rock, Inconstante, Rockilha e etc), qual a importância destas parcerias?
[Kelwin Grochowicz] Essas parcerias foram fundamentais para o 2k se manter de pé até hoje, principalmente à Rockilha, que sempre facilitou a aquisição dos equipamentos pro estúdio. Vários projetos foram realizados com parcerias e muitos outros ainda virão.

Parceria c/ Película Rock na gravação audição Felipe Camargo.
[Grito Coletivo] Algum projeto em andamento com estes parceiros para este ano?
[Kelwin Grochowicz] Várias ideias no papel. Para 2016 o 2k está com o projeto “2k Live Sessions” onde artistas se apresentam ao vivo no estúdio com filmagem e produção de áudio profissional. Atualmente está em fase de testes. Quem sabe alguns DVD's em 2016!? Vamos trabalhar pra isso!

[Grito Coletivo] Quais artistas estão trabalhando por ai atualmente?
[Kelwin Grochowicz] Atualmente estão trabalhando: Clã do Subúrbio (novo álbum para 2016 e vários singles) , InCondicional (gravando músicas pro seu primeiro álbum), Velho Teddy (projeto de contação de histórias infantis musicadas), Paulo Reis (iniciando novo álbum em 2016), Elielson Santos (Gravando um Single). Várias bandas estão ensaiando no estúdio também.

Kelwin numa produção com o Clã do Suburbio.
[Grito Coletivo] Tenho visto um trabalho muito forte do Estúdio com a cena Rap, como é esta parceria?
[Kelwin Grochowicz] Desde o início, o 2k vem formando parceria com a cena Rap, que na minha opinião é a mais organizada no momento. Quase 100% dos artistas são unidos e já contam com dois estúdios e produtores independentes de beats. O 2K está sempre gravando, mixando ou masterizando algum trabalho dessas produtoras. Em 2015 o 2k ofereceu um curso de mixagem/masterização em parceria com a Calabouço Records. Muita coisa ainda está por vir, e graças a essa parceria, o Rap de São Chico é um dos mais respeitados do estado.

[Grito Coletivo] Como e de que forma você acha que o trabalho do estúdio ajuda a formatar a cena musical atual?
[Kelwin Grochowicz] Um estúdio que trabalha pela cultura e facilita o acesso aos artistas a um bom nível de produção, até o 2k, não tinha conhecimento de nenhum estúdio com esta filosofia de trabalho na cena... acredito que foi um grande passo pra cena francisquense.

[Grito Coletivo] Quais os principais objetivos do estúdio para 2016?
[Kelwin Grochowicz] O principal objetivo é terminar a estrutura do estúdio que está incompleta, melhorar equipamentos, firmar parcerias e conseguir sobreviver mais um ano com a sensação de dever cumprido. Ainda faltam muitos artistas que não registraram seus trabalhos e o 2k está aí pra isso, ajudar os artistas a evoluir.

Facebook
Site
Soundcloud

Kelwin Grochowicz
Músico-Técnico de Áudio-Produtor
Email: kgrochowicz@hotmail.com
Fone:(47) 3444-3518  (47) 9632-7636
Rua Vereador Salvio Amado Oliveira , 820 -  Rocio Pequeno 
São Francisco do Sul - SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário