quarta-feira, 25 de novembro de 2015

A hora e a vez do autoral São Chicano.

A melhor maneira de medir uma cena musical, em minha opinião e sem desmerecer ninguém, é pela quantidade de material autoral lançado. A música autoral tem um processo específico e nada fácil de se completar.

Primeiro EP da Pé de Bruxa.
O caminho de transformar um lampejo em melodia e frases num pedaço de papel, até uma ou mais músicas gravadas, arranjadas e até prensadas é longo, difícil e apesar de mais barato que em outros tempos, caro.  
Primeiro EP Tiago Constante.
Ainda lembro no ano de 2000, quando ainda tocava praticamente só covers com minha banda, o choque que foi ver a banda PLAM lançando seu primeiro disco só com autorais. Eu mesmo, desde a minha primeira composição, levei quase 20 anos para lançar meu primeiro EP. 

 PLAM primeiro disco autoral da cena 
E tem também a Abissal que conseguiu fazer suas muitas fitas e cds chegarem bem longe e eu acho um marca página na história do autoral São Chicano.

Abissal fazia acontecer..
Depois da banda PLAM foram quase duas décadas até que pudéssemos ver vários artistas da nossa cena alcançando este êxito num mesmo período: Thash Avenger (2013), Harvau (2013), Tiago Constante (2015), Death King (2014), Paulo Reis (2013 e 2015), Pé de Bruxa (2015), 

Paulo Reis e seu segundo disco!
Clã do Subúrbio, Manicômio, Makavélico, Edson Bernstorff, Pedro Denis, Davi Winter, Kid Natasha, Banda Tora, ShakurMC, Refúgio Rock, First Date, Realeza, Heryn Dae e Lily Bumerants. 

Clã autoral a mil.
Salve especial para a banda Thrash Avenger, do parceiro William Goulart, que na minha opinião abriu a porteira e fez um trabalho especial. Além de um cd prensado, gravou um clipe muito bem produzido.
Primeiro cd da Thrash Avenger
Dunas Arte Bar, palco do autoral São chicano.
Não seria possível alcançar este exito sem duas peças fundamentais e atuantes na cena atual: 2K Estúdio, que é a peça chave para toda esta produção que rola na cidade e Dunas Arte Bar que é o palco onde todos os artistas tem espaço e respeito garantidos! Abaixo tem todo o portfólio do 2K Estúdio, são mais de 80 músicas! 

2 comentários:

  1. Paulo Reis, a música cidades pequenas cidades conta na essência a realidade de nossa ilha, mesmo sabendo que a música tem muito da tua subjetividade, não há como negar que é um espelho para todos os francis quenses. ..

    ResponderExcluir
  2. Bem isso Paulo, São Francisco tem muita cultura, embora um pouco escondida, envergonhada por alguns, nossas músicas possuem muita criatividade, historias do dia a dia, detalhes de lugares magníficos da nossa ilha, contam sobre pessoas, e isso tem um excepcional valor. São muitas bandas e ótimas canções, para todos os gêneros. Nós que acompanhamos Vc desde o inicio de carreira sabemos o quanto foi suado chegar até aqui, assim como tbém outras bandas francisquences. Hoje com alguns parceiros para divulgação ficou bem mais próximo do povo, tanto para criticas como para crescimento, pois sem ambos não há como seguir em frente. Essa música " Cidades pequenas cidades" é muito linda, emocionante, faz vc viajar imaginando cada detalhe. A musica " Perdido " é como nos sentimos diante de alguma dificuldade, mas conseguimos nos levantar e ir bem mais alto por nossa conta e coragem....incansável te desejo muito sucesso e parabéns Paulo. Parabéns a todas as bandas francisquense que não desistiram diante do 1º obstáculo, e deram o próximo passo e ariscaram tudo. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir