sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Apostando nos pequenos focos de cultura..


No último domingo (21/10) rolou a Feira da Música Independente de São Chico, um divisor de águas para a cena cultural da cidade. Público, músicos, expositores, comerciantes e profissionais do ramo cultural trocaram experiências e mostraram como os trabalhos coletivos são uma boa opção para o desenvolvimento turístico e cultural do município. Mostraram também que a cidade está conectada aos principais acontecimentos do segmento no país. A feira proporcionou oportunidades de negócios para artistas e comerciantes, dando ao público uma oportunidade impar de aproveitar além de ótimas apresentações, adquirir produtos artísticos e ainda assistir a palestras e bate-papos que apontavam os novos rumos da arte no país.

Um destes bate-papos foi mediado por Carlos de Aquino. Ele é uma espécie de maestro para a cena cultural do estado. Presidente da Associação da Música de Santa Catarina (Musicatarina), presidente do Coletivo Barriga Verde, membro do ponto de articulação nacional do Fora do Eixo e facilitador certificado pelo programa nacional de capacitação em projetos culturais, oferecido pelo MinC em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, Aquino vem há anos trabalhando para inserir a música catarinense no cenário nacional.


No bate-papo Aquino mostrou como o Fora do Eixo, a maior rede de coletivos do país, cria uma nova e independente política cultural e como é possível raquear e criar alternativas para o engessamento imposto pelo atual sistema praticado na cultura brasileira. Hospedagem Solidária, Monte sua Banquinha, PosTV, Capte seu Grito, foram apenas algumas alternativas encontradas para fazer com que a rede conseguisse se transformar no maior movimento cultural do país. De uma nova moeda de troca, passando por experiências de convivência, chegando ao maior festival integrado da América latina, o Grito Rock, Aquino apontou através de histórias, vídeos, números e estatísticas que a interação entre agentes da cadeia produtiva, o trabalho coletivo e uma otimização no uso das ferramentas tecnológicas, são um caminho certo para que pequenos focos de trabalho cultural encontrem o fortalecimento necessário para ações de grande impacto.

Ao final, Aquino fez provocações aos gestores presentes para que a Feira da Música Independente chegue a sua segunda edição e que São Chico some-se as mais de 200 cidades a realizar o Grito Rock. É, 2013 promete muito! Valeu Feira da Música, valeu Aquino, nos vemos em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário